sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

SAC


SDE processa 7 teles por irregularidades no SAC
A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça abriu sete processos administrativos contra as empresas de telefonia Oi, TIM, Vivo, Claro, Embratel, GVT e Nextel por conta das irregularidades cometidas pelas companhias em relação ao decreto que regulamenta o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Cada empresa poderá ser multada em até R$ 3 milhões, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.


De acordo com levantamento divulgado nesta sexta-feira pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), as empresas de telefonia celular e fixa lideram o ranking de descumprimento das normas fixadas pelo governo. Essas empresas respondem por 50,4% de todas as reclamações feitas nos Procons do País. As líderes em queixas são Claro, Oi/Brasil Telecom, TIM, Vivo, CTBC Telecom, GVT, Telefônica e Embratel/Net. Os cartões de crédito ocupam o segundo lugar no ranking de reclamações, segundo o levantamento.


A secretária de Direito Econômico, Mariana Tavares, lamentou que as empresas de telefonia insistam em descumprir o decreto. "Mesmo depois de um ano, elas ainda são objeto de processos administrativos", disse. "Isso indica que, para essas empresas, o consumidor não vem em primeiro lugar", acrescentou.


No primeiro ano de vigência do decreto que estabelece as regras para os serviços de atendimento ao consumidor, o DPDC aplicou mais de R$ 10 milhões em multas. Em julho, o Ministério da Justiça, junto com 24 Procons e outros integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, ingressou com duas ações coletivas na Justiça contra a Claro e a Oi/Brasil Telecom por descumprimento às regras de atendimento ao consumidor. Na ação, o Ministério pede que cada empresa pague R$ 300 milhões por danos morais.


Na avaliação de técnicos do Ministério da Justiça, as empresas de telefonia ainda não respeitam princípios básicos da norma, como garantir ao consumidor o direito de falar com um atendente, reclamar e poder cancelar os serviços contratados. As empresas processadas terão 15 dias para apresentar sua defesa à SDE.



Por Renato Andrade, Agencia Estado.



*Como cliente de telefonia móvel há vários anos, fico impressionada com o péssimo atendimento e as trapalhadas de sistemas das empresa. Faturas erradas, mensagens erradas no SMS dizendo que o cliente está devendo R$ 1500, o atendente dizendo que os erros acontecem mesmo a toda a hora, e mais uma dúzia de outras dores de cabeça. Marketing não é só oba-oba, deve-se cuidar do produto e da qualidade antes de tudo.
Cada vez que eu vejo operadoras gastando milhões em marketing e deixando o cliente na mão, me sobe o sangue... Já cheguei a passar mais quase uma hora escutando uma música clássica automaticamente insuportável, isso depois de ter ficado meia hora e a ligação ter caído rs(não que tenha essa paciência toda, mas só pra ver até onde ia o descaso com o cliente), sem contar a resposta aos problemas que sinceramente,deixam a desejar... Isso passa de abuso, é incompetência extrema mesmo, falta de respeito com o consumidor!
ATÉ QUANDO O ATENDIMENTO AO CLIENTE SERÁ NEGLIGENCIADO POR ESSAS EMPRESAS?

É, realmente há muito o que se melhorar!

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