domingo, 13 de dezembro de 2009

A gente exige do mundo.. o mundo exige de nós!


Princípios são sempre necessários, para nortear nosso caminho, indiscutivelmente.
São importantes para que uma sociedade atinja seus fins.Penso entretanto, que tanto a falta de princípios quanto o excesso deles são entraves perigosos para o avanço de uma sociedade.Claro,que a falta de princípios é mais perigosa que seu excesso, mas uma sociedade deve também amadurecer o suficiente para saber quando romper com certos princípios.Por exemplo, em certas sociedades antigas ( e em algumas contemporâneas) havia princípios de superioridade racial de um povo sobre os demais, supremacia dos homens sobre as mulheres, de uns poucos individuos sobre uma maioria silenciosa, entre outros que felizmente já abandonamos.
Alguns são universais e sempre terão seu espaço como,igualdade, ética, (não vou colocar a moralidade entre estes por se tratar de um princípio por demais ambíguo),honestidade, honra, solidariedade.
Embora atualmente o que vemos é uma sociedade em caos,onde cada dia a imoralidade toma conta de uma parte dela, hoje aqui, amanhã ali, e aos poucos vai sumindo a parte "sadia" dela (sociedade). Não querendo ser puritana, mas qualquer um nota as mudanças ocorridas e as que já se dão por sinal, (violência, falta de respeito, falta de caráter, de amor, falta de amor próprio, falta de Deus)!

Espero que os bons princípios prevaleçam e que sirvam de guias para a sociedade até o tempo em que a sociedade evolua o bastante para não mais necessitar deles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário